sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Afinal Não Faz Muito Frio Em Marte

      Não faz tanto frio em Marte como se esperava. Na cratera Gale, a temperatura oscila entre os 71 graus negativos e os 11, também negativos. É o final do inverno em Marte e estas são as primeiras medições que o robô Curiosity envia para a Terra.  
      As medições da temperatura, pressão e humidade do ambiente estão a cargo da estação meteorológica REMS, um dos instrumentos do robô Curiosity. Para já, sabe-se isto: na cratera Gale, a temperatura vai dos 71 aos 11 graus abaixo de zero, a humidade ronda os 8%, um valor muito baixo, faz sol, a pressão é um pouco mais alta do que o normal e sopra um vento de noroeste.  
      Estes dados foram apresentados pelo responsável da REMS, o espanhol Javier Gómez Elvira, que adiantou ainda que um dos sensores de vento se avariou, provavelmente, durante a aterragem em Marte, referindo: "A nossa equipa acredita que alguns filamentos da placa do circuito estão abertos, provavelmente rompidos e, depois de alguns dias de análise, pensamos que se trata de um dano permanente. O sensor funcionou perfeitamente durante a viagem de oito meses a Marte e o dano foi causado durante ou após o pouso, no entanto, o segundo sensor está plenamente operacional, não detetamos qualquer outro problema com os instrumentos até o momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário